Nossa História
Nossa História
A Pastoral do Menor
A Pastoral do Menor da Paróquia São Joaquim, constituiu-se enquanto uma associação beneficente de assistência social de caráter assistencial, que inicialmente foi nomeada como Roupeiro de Santa Rita de Cássia de São Joaquim da Barra pela Assembleia Geral de 22 de janeiro de 1977, que assistia as famílias carentes no município com doações de roupas, alimentos, remédios e outros artigos de primeira necessidade.
No ano de 1985, aconteceu uma reunião com membros da comunidade da Paróquia São Joaquim e uma equipe de Franca formada pelo o Padre Ovídio e assistentes sociais para a fundação da Pastoral do Menor nesta cidade.
Após algumas reuniões, a equipe do então Roupeiro de Santa Rita abraçou o início do trabalho da Pastoral do Menor com o objetivo de dar assistência às crianças de rua.
Depois de um trabalho de pesquisa e triagem e de visitas domiciliares as famílias selecionadas, constatou-se que no município não haviam crianças moradoras de rua ou abandonadas e sim crianças que ficavam na rua sem assistência e com carência socioeconômica.
Os encontros e atendimentos iniciais com essas crianças aconteceram por meios de visitas nos seus domicílios e, posteriormente, na comunidade São Benedito.
Aos poucos, o trabalho que era desenvolvido pelo Roupeiro de Santa Rita de Cassia foi sendo totalmente absorvido pelo projeto Pastoral do Menor.
No ano de 1986, a equipe coordenadora do projeto recebeu a doação de um terreno localizado na rua Santa Catarina, no qual foi implementado uma horta comunitária e construído um galpão para abrigar os trabalhos e as refeições com as crianças.
Foi com grande empenho da comunidade e da equipe de voluntários coordenada na maior parte do tempo pela Srª Francisca Bitonti Pansani, que sempre estiveram trabalhando bravamente para angariar recursos que, aos poucos e durante anos, foi-se construindo o espaço físico e dando sequência ao trabalho com as crianças do município que perdura até os dias atuais.
Somente em 2005 a entidade recebeu a denominação de Pastoral do Menor, da Família e Roupeiro de Santa Rita de Cássia da Paróquia São Joaquim e, em Assembleia Geral de 13 de março de 2014, a denominação atual como Pastoral do Menor da Paróquia São Joaquim.
Atualmente a entidade é presidida pelo Sr. Guilherme José Lemos e mantém como público alvo o atendimento às crianças, adolescentes e suas respectivas famílias.
Desenvolvemos um trabalho socioassistencial que atende aproximadamente 60 (sessenta) crianças e adolescentes que se encontram em situação de risco e ou vulnerabilidade social e suas famílias.
Possuímos como um dos princípios básicos a defesa absoluta, a garantia dos direitos fundamentais e a proteção à criança e ao adolescente, respeitando a sua condição peculiar de pessoa em desenvolvimento.